quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Engenheiro Civil e o Mercado de Trabalho – Prof. Nahor Neves

No Brasil, desde o início da década de 80, a Engenharia Civil vem sofrendo os efeitos de uma prolongada crise de falta de investimentos, que reduziu os seus atrativos como área de desenvolvimento profissional.
Sabe-se, no entanto, que o campo de trabalho na Engenharia Civil depende da situação econômica do país. Analisando-se o comportamento da economia brasileira nos últimos dois anos, verifica-se a tendência promissora de crescimento com estabilidade.
Em face desta realidade, ninguém ousaria questionar as seguintes necessidades (todas diretamente vinculadas à Engenharia Civil): melhoria da logística de transportes; modernização e multiplicação de portos, aeroportos, hidrovias e ferrovias; expansão de saneamento básico; geração de energia para sustentar todos esses empreendimentos.

Esta retomada, entretanto, trouxe à tona as nossas deficiências estruturais causadas por décadas de falta de investimento em áreas fundamentais, como transportes em geral, saneamento básico, pesquisa científica, distribuição de renda, educação etc.
Os caminhos para a Engenharia Civil estão, novamente, abertos. É certo que haverá sempre, pedras no caminho, mas para quem está habituado a construir estradas, obras de arte e edificações, isso não é problema, é matéria-prima. Aliás, em parceria com a Engenharia Elétrica, nada melhor para encontrar uma luz no fim do túnel da atual crise!

Reportagem retirada do site

Obras de teleférico avançam no complexo do Alemão




O teleférico percorrerá trecho de 3 km e vai ligar os morros da Baiana, do Adeus, do Alemão, Itararé/Cruzeiro e Fazendinha, além de se integrar à estação ferroviária de Bonsucesso. A obra, executada pelo consórcio Rio Melhor, formado pelas construtoras Norberto Odebrecht, OAS e Delta, faz parte do projeto de urbanização do conjunto de favelas financiado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O projeto de urbanização do complexo está orçado em R$ 493,3 milhões.

O projeto do teleférico foi baseado na experiência da Favela Santo Domingo, que reúne 130 mil moradores no coração de Medellín, na Colômbia. "Como aqui no Brasil a gente não constrói teleféricos, importamos a tecnologia da Pomagalki (Poma), empresa francesa especializada em transporte por cabo", explica Júnior.

O fato de um teleférico nunca ter sido implantado no país se tornou um desafio para os engenheiros do consórcio. "Uma série de condicionantes técnicas desconhecidas tiveram de ser consideradas e familiarizadas pela nossa equipe. Os projetistas começaram a trabalhar com coisas que não eram tão conhecidas", afirma Eduardo Polei, gerente de engenharia do Consórcio Rio Melhor.

Porém, para ele, apesar de a tecnologia desconhecida ser um desafio, a logística foi até agora a maior dificuldade da obra. "A chegada e a saída de materiais em alguns sítios da região é muito complicada. Em alguns lugares, tivemos que criar acessos com a remoção de residências dentro da comunidade", conta Polei. Ao todo, cerca de 1.500 desapropriações já foram feitas no Complexo do Alemão.

reportagem na integra

Reportagens

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia/profissoes_271756.shtml


Ótima reportagem para os estudantes ficarem por dentro da dinâmica da profissão, e sobre o atual aquecimento do mercado da construção civil no brasil.


http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=5091


Texto da UFMG sobre o curso de engenharia civil e suas areas de atuaçao, otima para estutantes ficarem por dentro da profissao.

Eventos - links de eventos ligados a construção civil

Vitória Stone Fair Brasil - Feira Internacional do Mármore e Granito


Feira voltada para profissionais ligados ao segmento de rochas ornamentais. A Vitória Stone Fair reúne no mesmo evento decoradores, arquitetos, engenheiros, construtores, beneficiadores, mineradores, marmoristas, distribuidores, fornecedores, compradores, prestadores de serviços, importadores e exportadores da indústria de beneficiamento de rochas e extração de mármore e granito.


Revestir - Feira Internacional de Revestimentos



Feira da Construção Civil voltada para designers de interiores, arquitetos, engenheiros, construtores e outros profissionais que atuam no mercado de acabamentos. A Revestir reúne no mesmo evento fabricantes, fornecedores, distribuidores, compradores, revendedores e lojistas da indústria de revestimentos.




Feicon Batimat 2009 - Feira Internacional da Indústria da Construção




Feira voltada para decoradores, arquitetos, engenheiros, construtores, incorporadores e outros profissionais interessados no mercado da Construção Civil. A Feicon Batimat reúne no mesmo evento fabricantes, fornecedores, distribuidores, compradores, revendedores e lojistas da indústria de materiais de construção.

Curiosidades - Maior piscina do mundo


























A maior piscina do mundo fica nesse complexo hotelar no Chile. Tendo mais que 115 pés de profundidade e 20 acres de área, é realmente a maior piscina do mundo.

Ofertas de trabalho

http://emprego.catho.com.br/vagas/engenharia-civil-construcao-civil/estado/cidade/nivel/

Ótimo site para procurar vagas de emprego em todo o Brasil, onde pode ter acesso a inúmeros links de varias vagas em diferentes áreas de atuação.


http://empregos.trovitbrasil.com.br/engenheiro-civil-salvador


ótimo site, com varias vagas de emprego em diversos campos de atuação para engenharia civil em salvador.

Polímeros sintéticos substituem lama bentonítica em estabilização de solo




A Odebrecht Realizações Imobiliárias utilizou, pela primeira vez, polímeros sintéticos durante os processos de estabilização do solo e escavação nas obras da torre comercial do empreendimento Bonnaire Business, localizado no Morumbi, zona sul de São Paulo. Lançado recentemente no Brasil pela empresa portuguesa Ground Engineering Operations (GEO), o material substitui a lama bentonítica convencional.

"O polímero biodegradável é um material sintético que funciona como uma 'rede de pesca', com capacidade de segurar a terra enquanto as máquinas trabalham na escavação do terreno" explica Marcelo Valadão, gerente de engenharia da Odebrecht Realizações Imobiliárias.

Segundo o engenheiro, tecnicamente o polímero e a lama bentonítica têm a mesma função. Mas do ponto de vista da sustentabilidade, a lama, devido a sua característica plastificante, pode provocar a impermeabilidade do solo, o que não acontece com o polímero. "Após a escavação, o polímero, por ser biodegradável, vira uma espécie de 'sal', que é incorporado ao terreno sem causar nenhum dano", afirma Valadão.

Treço retirado do site

Revistas




Construção Mercado e uma revista da editora Pini, esta mais direcionada a parte empreendedora da profissão, mostrando as tendências do mercado, pesquisas de preços e técnicas construtivas mais adequadas para o empreendimento.






A revista Téchne e uma das revistas mais atuais sobre construção civil, apresentando informações sobre novas tecnologias, áreas de atuação, novas técnicas de construção.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Entrevistas





Vídeo de uma entrevista com Marcello Pessoa sobre construção urbana, uma das diversas áreas da engenharia civil.





Entrevista do programa "Na Real" com o engenheiro Thiago Montenegro, onde o entrevistado fala sobre diversas áreas de atuação onde já trabalhou.

Engenheiro Civil



A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.
O engenheiro civil é, de longe, o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitado a lidar com projetos e construções de edifícios, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos e até usinas de geração de energia. Com seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.